Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed leva conhecimento e interação à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e à FINIT

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é uma das instituições que integram a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), que será realizada no Expominas, até o próximo domingo, 13/11. A FINIT faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. A OncoTag, startup parceira da Funed, esteve entre os destaques apresentados durante a feira. Diversidade e interação definiram a presença da Funed no evento, que levou os visitantes do estande da Fundação a participarem por meio de degustações, brincadeiras e exposições.
  
Com degustação de sucos naturais, avaliação da massa corporal, jogos sobre alimentação, exposição do funcionamento das células e reflexões sobre crises ambientais, foi possível aprender coletivamente. A intenção foi envolver, de maneira descontraída, os visitantes com a temática da SNCT, além de proporcionar diversas experiências, tornando o conteúdo apresentado mais próximo e reflexivo para os visitantes.
  
Áurea Fernandes, psicopedagoga e uma das coordenadoras da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) – Unidade Brumadinho, falou sobre a importância de estandes interativos. “É fantástico ver o envolvimento que foi proporcionado neste estande. Como profissional da educação, valorizo o escutar, o fazer e o aprender, no momento em que todos estão envolvidos. Quando o conhecimento é vivenciado, é possível estimulá-lo”, disse.
 Satisfeitos e pensativos, os visitantes encheram o estande da fundação de questionamentos, respostas e muito aprendizado. Ana Paula Miranda, bolsista do Programa Bic Júnior e uma das expositoras da Fundação, explica a curiosidade do público quando o assunto são as células. “Utilizamos o blog Por dentro do mundo das células’, que desenvolvemos na Funed, para falar sobre genética. Muita gente pergunta ou tenta adivinhar as respostas sobre anomalias de cromossomos, respondem o nosso quiz e tiram fotos conosco. Recebemos pessoas de todas as idades e o blog está ficando mais conhecido, com mais de mil visualizações. Está sendo muito legal participar”, comemora.

Negócios

No setor de negócios, a Funed foi representada pela OncoTag. Desenvolvida em parceria com a Fundação e liderada por mulheres, a startup participou de dois eventos, o Encontro iTec 2016 | FINIT, na arena de negócios do Governo, e na apresentação de um Pitch, na Arena Sebrae. Durante as participações, as pesquisadoras Luciana Silva, Fernanda Coelho e Letícia Braga, coordenadoras da OncoTag, apresentaram a trajetória da empresa e a proposta oferecida ao mercado. O objetivo é direcionar o tratamento oncológico em casos de câncer de ovário, através da utilização de marcadores moleculares para avaliação do prognóstico.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.