Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

BIO 2015 convenção internacional sobre biotecnologia

Convenção Internacional da Biotechnology Industry Organization 2015 (BIO), maior evento mundial na área de biotecnologia que ocorreu na Filadélfia (EUA), entre os dias 15 e 19 de junho, contou com a participação de mais de 15 mil pessoas.

O Brasil participou da convenção com o pavilhão construído com o apoio institucional da APEX/MDIC, coordenado pela ABQUIF e pela ABDI. Contou com inúmeras parcerias proporcionando espaços para a divulgação de projetos, bem como salas de reuniões que permitiram encontros entre potenciais parceiros.

A Delegação Brasileira transformou o pavilhão em grande centro de encontros por onde passaram centenas de interessados no País, seu marco regulatório e nas potencialidades das PDPs.

Na delegação oficial do Brasil, dentre outros representantes, participaram pela ABDI – Prof. Maria Sueli Felipe e Eduardo Rezende, ALFOB – Júlio C. Felix e Mario Sergio Ramalho, AMBIOTEC – Sílvio Wandalsen Arndt, Vanessa Silva, Valéira Matarelli, ANVISA – Dr. Renato Alencar Porto, Daniela Marreco Cerqueira e Bianca Zimon, Apex/ MDIC – Laís Dutra e Gabriel Isaacsson, BNDES – João Paulo Pieroni e Vitor Pimentel, BIOMANGUINHOS – Artur Couto e Jorge Costa, CNI – Diana Jungmann, BIOMINAS – Eduardo Emrich Soares, BUTANTAN – Prof. Jorge Kalil, Alexander Precioso e Ricardo Tolentino, CEPES – Prof. Odir Dellagostin, FAPESP – Sérgio Robles Reis de Queiroz, FINEP – Eliane Britto Bahruth, INPI, IVB, MS – Flávia Caixeta Albuquerque, que cumpriu extensa agenda e participou de todo evento.

A Grupo oficial participou de visitas a plantas industriais e de pesquisas, sendo a primeira de produção da MSD, onde são fabricadas as vacinas anti HPV, cuja tecnologia está sendo transferida para o Butantan, responsável público pela PDP já em andamento.

O segundo parque tecnológico de Pesquisa & Desenvolvimento, visitado pela delegação, foi Janssen, responsável pela TT do infliximabe, objeto do projeto de PDP entre Bionovis e BioManguinhos, que já disponibiliza os produtos acabados para o mercado.

A relevante participação da ANVISA reflete o interesse e a crescente sinergia do relacionamento da Agencia com o setor regulado do Brasil. A Delegação da Agência, também participou de dois painéis: um sobre o papel da Agência na inovação biotecnológica, e, outro sobre perspectivas da regulamentação de produtos biológicos no Brasil, além de uma série de reuniões com os empresários, nacionais e internacionais interessados em entender o ambiente regulatório do Brasil para os produtos biológicos e para os medicamentos biosimilares.

A ALFOB, participou oficialmente pela primeira vez, e, foi representada pelo presidente Júlio C. Felix e pelo Secretário Executivo Mario Sergio Ramalho, contou ainda com a presença de outros Associados, como a FioCruz/ BioManguinhos,  Butantan, Instituto Vital Brazil e o Tecpar que compartilharam experiências e toda agenda pública do evento, estreitando os laços entre a REDE e os potenciais parceiros. 

Igualmente a ALFOB recebeu com grande satisfação o convite formulado pela BioMinas para participar ativamente na Bio Brasil, à ser realizada em outubro deste ano no Rio de Janeiro.

Também participaram do encontro especialistas em biotecnologia da indústria, institutos de pesquisa e de agências reguladoras de diferentes países. Dentre as empresas privadas com projetos de PDPs no Brasil, destacamos a Amgen, AstraZeneca, Bayer, BioCad, BioGen, Biolab, Biolutus, Bionovis, Boehringer, Brasterápica, Celltrion, Chemo, Eli Lilly, Giliard, GSK, Janssen, Hospira, Libbs, Merck Serono, MSD, Takeda, ThermoFisher. Dentre as consultorias a Albright Stonebridge, Pinheiro Neto, RM Cosult, SciBr Fundation e Thonson Reuters.

Em evento paralelo a Bio 2015 realizou-se a 7º Laboratório de Aprendizagem em Inovação da Rede Diáspora Brasil que tem o objetivo de aproximar pesquisadores e empreendedores brasileiros que atuam em centros de pesquisa e nas empresas brasileiras. Sob a coordenação da Prof. Maria Sueli Felipe da ABDI foi desenvolvida a agenda: “Inovação e negócios para novos fármacos e biotecnologia: a Diáspora Brasileira como facilitadora.

O encontro foi prestigiado pela ABQUIF, ALFOB, ANVISA, Apex, Biolotus, Bionovis, Eli Lilly, Giliart, Hospira, IVB, Libbs, MSD, e contou com as apresentações de Rogerio Vivaldi, da SPARK, Andreia C. Mortensen e Rómulo Falcucci ambos da Drexel University; Eliseu de Oliveira da Universidade Georgetown; Ana Lopes da Boston University; Marcia Fournier da Bioarray; Cecilia Schott da AstraZeneca.

Dentre as várias oportunidades apresentadas em um universo interminável de ofertas e sobreposições de prestadores de serviços e de projetos nada mais se destaca do que a identificação, construção e solidificação de importante e qualificado network desenvolvido entre os participantes.

Focus, coordenação integrada, trabalho em grupos para desenvolver política estruturante destinada a pequenos e grandes nichos, estabelecimento de alguns marcos regulatórios, como por exemplo na área de diagnósticos e nanotecnologias compuseram o conjunto de palavras de ordem que nortearam todo encontro, e, se transformam em grande desafio para os formuladores da política nacional de biotecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.