Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar e Unicentro vão operar centro de P&D de Nanotecnologia Aplicada à Saúde


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) assinaram, nesta quinta-feira (5), um acordo para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Nanotecnologia Aplicada à Saúde. A parceria entre as duas instituições busca uma atuação conjunta em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), desenvolvendo uma plataforma nanotecnológica voltada a novos avanços na área da saúde.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, explica que o instituto, como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT), busca, com o acordo, cumprir seu papel em P&D. "Esse acordo está em linha com a nova definição do Tecpar, como uma ICT 4.0. Essa ICT busca usar a tecnologia para desenvolver novos produtos e serviços inteligentes. Na área da saúde, na qual o Tecpar se especializa, a nanotecnologia é o futuro", pontua.

O primeiro projeto no qual os pesquisadores vão atuar é no desenvolvimento de uma solução nanotecnológica para aplicação no tratamento de tumores cerebrais. “O produto já existe e queremos desenvolvê-lo em escala nanotecnológica. Agora vamos trabalhar para desenvolver a solução, somando as competências da universidade com as do Tecpar”, destaca o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

O secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, salienta que o acordo é fruto da aproximação entre o Tecpar e as universidades estaduais, que ficou mais forte nos últimos anos. “Trabalhamos na secretária para unir esforços e somar competências que o Estado do Paraná têm, para oferecer melhores serviços à sociedade paranaense”, ressalta.

Parceria com universidades

Felix destaca ainda que, o acordo com a Unicentro, faz parte de uma estratégia de cooperação institucional com as universidades estaduais, como já acontece com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Na UEPG, o Tecpar opera o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Sintéticos e, em conjunto com a universidade, opera o Laboratório de Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental, que desenvolve estudos científicos junto ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Médicos, Hospitalares e Odontológicos.

Já com a Unioeste, o Tecpar opera o Centro de Referência em Nutrição e Piscicultura, que conta com laboratório para apoio em P&D na cadeia produtiva de peixes para região.

“O Tecpar atua com as universidades estaduais e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para somar esforços e competências ao desenvolvimento do Estado do Paraná”, salienta Felix.

Assessoria de Comunicação
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
(41) 3316-3007 / (41) 2104-3355

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.