Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Empresas da área de energia renovável podem se conectar no portal do Smart Energy Paraná



Empresas que atuam na área de energias renováveis têm um ponto de encontro no portal do programa Smart Energy Paraná, cuja secretaria executiva é de responsabilidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Hoje o projeto conta com um portal nacional que cadastra companhias de energia em oito categorias.

Empresas de todo o país podem se conectar no portal do Smart Energy Paraná, catalogando-se nas categorias Biogás, Biomassa, Consultoria Ambiental, Eólica, Fotovoltaica, Hidrelétrica, Resíduos e Smart Grid.

Com a plataforma, é possível verificar, por exemplo, que há iniciativas na área eólica concentradas no Centro-Sul do Paraná e ações em energia fotovoltaica com presença significativa no Noroeste do Estado.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, ressalta que o programa Smart Energy Paraná funciona, além de um catálogo de empresas, como guia para atração de investimentos. "Se uma companhia busca investir na área de biogás, por exemplo, ela pode verificar no portal onde a cadeia de fornecedores é mais estabelecida", pontua Felix.

Outra ação relevante para apoiar investimentos no setor de energias foi a produção e distribuição do Mapa de Energias Inteligentes. O Mapa, inédito no Brasil, apresenta informações sobre a produção e transmissão de energia no estado do Paraná – o documento será atualizado em 2018.

Além dos mapas, o portal fornece informações sobre a legislação no setor, publicações e artigos na área e ainda editais de projetos energéticos. Conheça o portal pelo site smartenergy.org.br/portal.

Programa

O Tecpar é responsável pela secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm e busca por novas competências para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná.

No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias já testadas e disponíveis no mercado, para apresenta-las à sociedade. A geração de dados e a capacitação de mão de obra local nesta área podem atrair investimentos para o Paraná.

Fonte: Comunicação Tecpar

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.