Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed realiza evento gratuito com o tema: Alérgenos em alimentos - regulação e aplicação em saúde pública



No dia 3 de outubro, o Laboratório de Química Bromatológica da Funed e a R-Biopharm realizarão a mesa redonda Alérgenos em alimentos: regulação e aplicação em saúde pública. O evento é voltado a profissionais e estudantes da de ciências da saúde e outros que trabalhem na área regulatória, como farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros de alimentos, biomédicos, químicos, áreas afins e outras áreas ligadas a assuntos regulatórios.

De acordo com Cláudia Aparecida de Oliveira e Silva, pesquisadora em Saúde e Tecnologia do Serviço de Química/Laboratório de Química Bromatológica da Fundação, o tema ganhou relevância após intenso processo de participação social que culminou com a publicação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa nº 26, de 2 de julho de 2015. O documentou regulamentou e definiu os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares, como leite, soja e castanhas. “A partir dessa RDC, as indústrias passaram a ter a obrigação de informar nos rótulos de seus produtos a presença de fontes reconhecidas por causarem alergias ou intolerâncias alimentares em pessoas sensíveis, tanto para adição intencional quanto para matérias-primas com riscos de contaminação acidental.”, explica Cláudia.

Nesse sentido, a análise fiscal para apuração de irregularidades torna-se um elemento considerado essencial, principalmente em casos de denúncias de consumidores que tiverem reações alérgicas a partir do consumo de produtos sem a declaração no rótulo do alimento que causa alergia. “A Funed vem trabalhando na implementação de metodologias para a detecção de alérgenos em alimentos. O intuito é que tais ensaios passem a ser oferecidos à Vigilância Sanitária e Anvisa, como um dos instrumentos para verificação do atendimento à norma publicada”, complementa a especialista.

A mesa redonda busca disseminar e trocar experiência sobre a análise de alérgenos em alimentos, principalmente em relação aos desafios metodológicos. Na oportunidade, os presentes também poderão conhecer a experiência da Funed após a publicação da RDC 26/2015 e o início do monitoramento.

Serviço

Evento: Alérgenos em alimentos: regulação e aplicação em saúde pública
Data e hora: 03 de outubro, das 13h30 às 17h
Local: Auditório Central – Fundação Ezequiel Dias - Rua Conde Pereira Carneiro, nº 80 – Gameleira
Inscrições gratuitas: quimicabromatologica@funed.mg.gov.br

Será oferecido certificado

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.