Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Bahiafarma obtém registro para fabricação de teste rápido para diagnóstico de Febre Amarela



Dispositivo pioneiro desenvolvido pelo laboratório público baiano é capaz de identificar a presença de anticorpos contra o vírus da Febre Amarela

A Bahiafarma obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para fabricação do teste rápido para diagnóstico de Febre Amarela, o primeiro do gênero produzido por um laboratório público no Brasil. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25).

Com a autorização, a Bahiafarma passa a ser um dos poucos laboratórios do mundo a fabricar dispositivos de diagnóstico rápido para as principais arboviroses (Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela). Além disso, o teste rápido para diagnóstico de Febre Amarela que recebeu a aprovação, denominado Teste Rápido YFV IgG / IgM Bahiafarma, é globalmente pioneiro no diagnóstico de infecções recentes ou tardias da doença.

Com uma pequena quantidade de amostra, o dispositivo é capaz de identificar se o paciente teve contato recente (IgM) ou anterior (IgG) com o vírus da Febre Amarela. O resultado do teste é conhecido em até 20 minutos.

O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, ressalta a importância do desenvolvimento do teste para a saúde pública brasileira. “O diagnóstico rápido da Febre Amarela possibilita que o paciente seja tratado com mais celeridade, ampliando suas possibilidades de cura”, afirma. “O dispositivo também pode ter papel relevante nas estratégias públicas de combate ao avanço da doença, por conseguir mapear em tempo real o surgimento de casos nas diversas regiões do País.”

Portfólio

Com o registro para o teste rápido de diagnóstico da Febre Amarela, a Bahiafarma amplia seu portfólio de ferramentas de diagnóstico. O laboratório público baiano já disponibiliza ao Ministério da Saúde dispositivos para identificação de infecção por Zika, Dengue e Febre Chikungunya, que estão sendo distribuídos para todo o País. Além disso, a Bahiafarma já obteve registros para fabricação de outras soluções diagnósticas, como os testes rápidos para HIV, Sífilis e Leishmaniose.

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Comunicação Bahiafarma

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.