Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed será beneficiada com nova Resolução sobre depósito de patentes


No dia 18 de maio, foi publicada a resolução nº 191/2017, com objetivo de facilitar a inserção de produtos e serviços inovadores - desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s), no mercado. Tal projeto facilitará a concessão das patentes da Funed, já que a Instituição se enquadra como Instituto de Ciência e Tecnologia.

Atualmente, a Funed possui 30 pedidos de patentes depositados, sendo que nenhum desses pedidos foi concedido no Brasil, pelo fato da morosidade da análise pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) - órgão federal, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Com essa resolução, o INPI irá priorizar os Institutos de Ciência e Tecnologia nos exames de patentes. Isso significa que, a partir do dia 22 de junho (data prevista para o início do projeto-piloto), a Funed poderá solicitar exame prioritário de suas patentes.

Sobre a patente

Quando se cria uma nova tecnologia, seja produto ou processo, pode-se buscar o direito à patente. Tal direito também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático. Há dois tipos de registro:  Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU). Outro método de registro de direito, passível de proteção legal, é conhecido como Indicação Geográfica (IG), - usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve à sua origem. No Brasil, há duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP). A Funed possui uma Indicação Geográfica por Denominação de Origem: “Vale da Própolis Verde de Minas Gerais”.

Assessoria de Comunicação Social

(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.