Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar avalia planta de barracão que integra projeto para reciclagem de lixo


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) avaliou a Planta de Gerenciamento de Resíduos Recicláveis que o Instituto Águas Paraná (ÁguasParaná) instalou em Corbélia, no Oeste do Estado, como uma das ações de um projeto que busca dar às cidades paranaenses estrutura para reciclar o lixo gerado localmente.

O Centro de Medições e Validação do Tecpar esteve na cidade para avaliar as instalações e equipamentos da planta, que é destinada para a triagem, enfardamento e comercialização dos resíduos recicláveis coletados pela associação de catadores local. O material entregue na planta é diversificado, como papelão, garrafa PET, latas de alumínio e vidro, entre outros.

De acordo com o gerente do Centro de Medições e Validação do Tecpar, João Pimpão, a avaliação gerou um relatório com observações sobre a operação realizada na planta. “A avaliação feita na Planta de Gerenciamento de Recicláveis de Corbélia mostra que as condições de operação e trabalho são satisfatórias com relação ao desempenho, à ergonomia e à segurança relacionadas aos equipamentos e instalações da planta”, pontua.
Com o relatório nas mãos, o Águas Paraná deve agora promoverá o projeto em outras partes do Estado, explica Paulo Breda, diretor de Resíduos Sólidos do instituto. “A instalação da planta de reciclagem é uma das ações que estamos levando aos municípios do Paraná. O projeto envolve ainda a disponibilização de um caminhão para a coleta seletiva e um forte investimento em educação ambiental”, salienta.

Breda destaca ainda que em Corbélia já é possível mensurar os resultados do investimento com o caminhão e com a planta de reciclagem. Antes, cada um dos catadores da associação ganhava em torno de R$ 450 por mês com o trabalho agora e com a nova infraestrutura, avaliada pelo Tecpar, os trabalhadores passaram a receber em torno de R$ 1000 mensais.

“O Programa Estadual do Sistema Integrado de Coleta Seletiva busca, além de apoiar os municípios no cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, dar melhor estrutura para que as pessoas que atuam na reciclagem possam ter um ambiente de trabalho adequado e uma remuneração mais justa”, ressalta Breda.

Com o projeto-piloto da planta de reciclagem avaliado pelo Tecpar, agora o Águas Paraná pretende levar as ações do programa a outros 100 municípios paranaenses. Saiba mais sobre o programa em www.aguasparana.pr.gov.br.

Tecpar
O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado que tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de medicamentos biológicos, que serão produzidos nos próximos anos.

Além disso, o Tecpar atende demandas do Governo do Estado - é executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.

Fonte: Comunicação Tecpar

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.