Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Pesquisadores da Funed desenvolvem projeto para remediação da Bacia do Rio Doce



Nos próximos quatro anos, a bacia do Rio Doce, completamente devastada pelo rompimento da barragem de uma mineradora na cidade de Mariana, em novembro de 2015, terá uma atenção maior da Funed e de outras grandes instituições onde serão feitos estudos e intervenções para sua remediação. A Fundação Ezequiel Dias teve um importante projeto aprovado, intitulado “Remediação da Bacia do Rio Doce: potencial da biota aquática e terrestre” aprovado. O projeto será executado pela Funed, através da pesquisadora Esther Margarida Bastos, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Funed e sua equipe os pesquisadores Júlio César Brito e Marcos Paulo Mol, também da área de pesquisa e Mariem Rodrigues, da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães; em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e de Ouro Preto (UFOP) e Université du Québèc à Montréal.

O apoio e financiamento são da Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES), Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em curto prazo, o projeto prioriza os estudos de estabelecimento de plantas e microrganismos aquáticos, capazes de acumular ou transformar os poluentes (elementos-traço e compostos orgânicos), da água e solo das áreas afetadas pelo rejeito de mineração. A tecnologia utilizada será a de biorremediação, processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover/ remediar contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original.

Assessoria de Comunicação Social
(31) 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.