Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Biotério da Funed é reconhecido pela qualidade em produção animal



Na última terça-feira, 21/3, representantes da Rede Mineira de Bioterismo (RMB) visitaram o Biotério da Funed e ficaram muito bem impressionados com o desempenho da equipe e com a qualidade do trabalho realizado. “Foi muito gratificante ver o envolvimento e a dedicação de toda a equipe, desde a lavagem das caixas até aos cuidados com os animais. Todas as normas e exigências da legislação nacional estão sendo seguidas”, relatou Vera Peters, coordenadora da Rede.

Vera Peters estava acompanhada pelo Sr. Ricardo Palhares, Responsável Técnico (RT) do Centro de Biologia da Reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Drª Ekaterina Rivera, Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL), membro ad hoc da RMB e também do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE) e Associação de Avaliação e Acreditação de Laboratórios de Cuidados de Animais (AAALAC). O grupo enfatizou que a Funed se adequou rapidamente à nova legislação, de 2008, que determinava a criação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e cadastro e credenciamento na Plataforma CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais) e o Serviço de Biotério a instituir um Médico Veterinário exclusivo como RT. A equipe da CEUA foi, inclusive, convidada a testar a nova Plataforma CIUCA.

“Somos uma equipe dedica com o bem estar animal e é muito gratificante e honroso receber elogios dos nossos esforços junto a representantes de imensa reputação na área de Ciências Animais de Laboratório”, relata Lucas Araújo, chefe do Serviço de Biotério da Funed.

O Biotério da Funed

Coordenado pelo biólogo Lucas de Sousa Araújo, servidor efetivo da Funed, o Serviço de Biotério faz parte da Divisão de Produção Animal da Diretoria Industrial, produzindo animais de qualidade para a produção e desenvolvimento de soros e vacinas, avaliação e controle de produtos biológicos, estudos farmacológicos, toxicológicos e outros. Ainda no Laboratório de Saúde Animal deseja desenvolver análises parasitológicas, hematológicas e microbiológicas para equinos, serpentes, coelhos e camundongos. Sua principal finalidade será monitorar a saúde das diferentes espécies animais que são mantidas nos Serviços pertencentes à Divisão de Produção Animal. Além da necessidade de animais definidos geneticamente, o estado sanitário dos mesmos é considerado de extrema importância, garantindo a qualidade da produção e controle de imunobiológicos.

A CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Funed é uma instância independente, colegiada e interdisciplinar, instituída no ano de 2009, pela Portaria 040, de 04 de agosto de 2009. Visa analisar e qualificar, do ponto de vista ético, as atividades experimentais envolvendo o uso de animais de laboratório na Funed, considerando a relevância do propósito científico e o impacto de tais atividades sobre a preservação da vida, o bem estar e a proteção dos animais.

Sua composição é feita por servidores da Funed e um representante da Sociedade Protetora dos Animais. Os membros são voluntários e têm participação bianual, podendo haver troca dos membros a qualquer tempo, por motivos diversos.




Para saber mais sobre a CEUA e conhecer sua composição completa, acesse http://10.23.112.246/memoria-institucional/conselhos-comissoes-e-comites/comissao-de-etica-animais/






0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.