Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Bahiafarma lança vídeo mostrando o passo-a-passo da realização do teste rápido de Zika vírus

Material tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde e dirimir dúvidas sobre o uso correto do dispositivo, chamado Zika IgG / IgM Combo
 
Com o intuito de prevenir o uso incorreto dos testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus que estão sendo distribuídos por todo o País pelo Ministério da Saúde, a Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, elaborou um vídeo mostrando o passo-a-passo da realização do exame. O material, disponível no site da Bahiafarma (www.bahiafarma.ba.gov.br), tem 3 minutos de duração e explica em detalhes todo o procedimento para a utilização do dispositivo, chamado Zika IgG / IgM Combo, da coleta da amostra ao resultado final do exame.

“Apesar de o uso de testes rápidos para diagnóstico de diversas doenças ser bastante conhecido pelos profissionais da área, entendemos que seria útil termos um vídeo explicativo sobre a aplicação do teste de Zika, já que é um produto novo para a saúde pública do País”, diz o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias. “O material soma-se ao manual de instrução, que acompanha os testes e também está disponível no site da Bahiafarma, para evitar que haja dúvidas sobre a correta aplicação e leitura de resultados dos dispositivos.”

O teste
Prático, seguro e com alto índice de confiabilidade, o Zika IgG / IgM Combo é composto por dois cassetes portáteis (7×2 cm cada), que utilizam uma pequena amostra de soro sanguíneo do paciente e fornecem o resultado em até 20 minutos. O primeiro cassete reage ao anticorpo IgM e identifica infecções recentes (de cinco dias a duas semanas), enquanto o segundo reage ao anticorpo IgG, identificando se o paciente foi infectado há mais tempo, mesmo que não tenha manifestado sintomas da doença.

O Ministério da Saúde adquiriu 3,5 milhões de unidades do teste, que estão sendo distribuídas para a rede pública de todo o País, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Bahiafarma
A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.


Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência de importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS), e contribuir para a descentralização da indústria farmacêutica, farmoquímica e biotecnológica no País, hoje concentrada no eixo Rio/São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.