Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Primeiros mosquitos estéreis devem ser soltos em Paranaguá ainda neste ano

Os primeiros mosquitos estéreis desenvolvidos em um programa inédito pela empresa Forrest Innovations com o apoio governamental do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) devem ser soltos ainda neste ano em Paranaguá, uma das regiões mais afetadas pelas doenças causadas pelo Aedes aegypti. A intenção é que já no verão a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a zika e a chikungunya, já diminua.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o diretor de Biotecnologia Industrial do instituto, Julio Salomão, e a diretoria da Forrest Innovations se reuniram no Palácio Iguaçu para apresentar ao governador Beto Richa o andamento do projeto. “Mostramos ao governador que é possível já neste verão amenizar os efeitos da dengue em Paranaguá”, salienta Felix.

O Tecpar é o responsável pelo suporte tecnológico e logístico ao projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que consiste no Controle Natural de Vetores (CNV), baseado na criação de machos estéreis que serão soltos na natureza.

Os mosquitos estéreis competirão na natureza com os mosquitos selvagens, o que acarreta na consequente redução da proliferação do mosquito, inclusive das fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Com o projeto, a tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%.

No início do projeto é feita a coleta de ovos do mosquito. Depois, os ovos eclodem produzindo o mosquito que é levado para o laboratório, onde recebe uma alimentação com produtos que garantem 100% da sua esterilidade. Estéreis, os mosquitos são soltos em um voo rasante em um avião que vem dos EUA somente para o projeto-piloto.

Em Paranaguá, o laboratório está instalado no Aeroparque. Para efetuar a liberação dos mosquitos, aguarda-se a competente emissão da licença ambiental pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O projeto deve ser ainda estendido a Maringá e outros municípios que sofram com a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Tecpar
O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de 14 medicamentos biológicos e hemoderivados, que serão produzidos nos próximos anos.
Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.






0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.