Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Empresa vai desenvolver monitor para anestesia na incubadora do Tecpar

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) recebe, nesta quarta-feira (14), mais uma empresa com foco na área da saúde. A RR Import acaba de ingressar no processo de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná para desenvolver um monitor portátil, inédito no país, que vai ser usado quando um paciente for anestesiado. Com o equipamento, o médico tem mais segurança sobre o bloqueio de reflexos do paciente durante uma cirurgia.

Ricardo Faria, um dos sócios da empresa, conta que a empresa tem uma experiência de sete anos na área de equipamentos de saúde. Agora, em uma parceria com uma companhia espanhola, a RR Import recebe a transferência de tecnologia para adaptar ao paciente brasileiro e comercializar no mercado nacional.

O TOF-cuff faz o monitoramento da transmissão neuromuscular do paciente durante o momento no qual está anestesiado, explica Faria. “Hoje, o anestesiologista faz o acompanhamento do paciente realizando estímulos para ver o paciente continua com os reflexos bloqueados. Já o monitor faz a avaliação em tempo real de maneira precisa”, pontua.

Um dos principais itens oferecidos pelo equipamento é o aumento da segurança ao paciente, que, durante o bloqueio neuromuscular é entubado porque a anestesia paralisa todas as funções motoras, que passam a ser monitoradas pelo TOF-cuff – é o próprio aparelho que indica quando o paciente pode ser extubado, garantindo assim a sua segurança. O equipamento ainda garante economia ao hospital, já que o anestesiologista pode aplicar só a quantia necessária de medicamento para bloquear os reflexos durante uma cirurgia.

A escolha por incubar o negócio na Intec se deu, segundo Faria, porque a incubadora é um ambiente de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. “Queremos estar neste ambiente inovador e contar com o apoio da incubadora para desenvolver essa tecnologia para o mercado brasileiro”, ressalta Faria.

O TOF-cuff tem um manguito como de um medidor de pressão arterial, em quatro tamanhos, e conta uma tela touch screen colorida de sete polegadas, que mostra as informações de saúde do paciente. “É portátil e pode acompanhar o médico em diferentes centros cirúrgicos, uma grande diferença em relação a equipamentos hoje utilizados, que são fixos. O equipamento pode acompanhar também o paciente enquanto está se recuperando e retornando da anestesia”, explica o empreendedor.

Parque tecnológico

A companhia se instala no câmpus CIC do Tecpar, onde está o Parque Tecnológico da Saúde. O gerente da Intec, Gilberto Passos de Lima, pontua que estar dentro de um parque tecnológico acelera o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ele avalia ainda que, após a consolidação da empresa incubada, ela pode então se candidatar a se instalar no parque tecnológico, onde terá apoio para projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

“Uma vez que a empresa se gradue, ou seja, conclua o programa de incubação estando apto a crescer sem o apoio da incubadora, ela terá a opção de participar do processo para ingressar no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar e ainda contar com o apoio de nossa infraestrutura física e de serviços, além do acesso as competências dos demais parceiros do parque”, destaca Lima.

Conheça o equipamento que vai ser desenvolvido pela RR Import: www.tofcuff.com.br.

Intec
Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios.
No momento, oito empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, Werker, i9algo, Invento Engenharia, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena e RR Import.

Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.