Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Ministro da Saúde reforça incentivos ao setor de medicamentos em fórum nacional no Senado


O auditório do Interlegis (Senado Federal) sediou, ontem, 8 de novembro, o VIII Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, o evento abriu espaço para debater os rumos do setor de medicamentos e contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na ocasião, ele apresentou as principais ações realizadas pelo Ministério da Saúde para ampliar o tratamento de pacientes, como as atualizações de protocolos de diretrizes terapêuticas, e a ampliação da oferta gratuita de medicamentos, com destaque ao crescente número de insumos para os pacientes do SUS. “Temos trabalhado de forma muito determinada em melhorar a compra no setor de medicamentos. Conseguimos resultados muito significativos. Temos feito uma nova abordagem nesta área, e com excelentes resultados”, declarou.

As parcerias de desenvolvimento produtivo (PDP’s) também foram citadas pelo ministro Ricardo Barros, que destacou acordos realizados e contratos e pareceres de investimentos, que devem ser assinados nos próximos dias - na ordem de R$ 6,4 bilhões. “Teremos um resultado mais rápido para o Brasil, no sentido da produção nacional de medicamentos e insumos, incluindo desenvolvimento e transferência de tecnologia”, reforçou, além de citar as ações que o órgão realizou, nos seus 100 primeiros dias de gestão, com geração de R$ 1 bilhão em economia, devido à renegociação de contratos.

Também participaram da mesa de abertura do evento o Senador Hélio José (PMDB/DF); o deputado federal Hiran Gonçalves (PP/RR); a deputada federal Conceição Sampaio (PP/AM), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família; e o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa;
 
A mesa técnica do fórum reuniu representantes de diversas áreas ligadas ao tema, entre eles, o renomado pesquisador americano, Peter Pitts, presidente do Center for Medicine in the Public Interest. Na ocasião, ele ressaltou que os ambientes regulatórios podem e devem promover um ambiente de inovação, como protetores da saúde pública, bem como parceiros da indústria, médicos, farmacêuticos e pacientes no avanço de tecnologias. “Um bom exemplo disso é como reguladores podem levar a discussão do valor da evidência do mundo real - o que ocorre com o paciente quando ele toma um medicamento”, citou. No evento, ele apresentou a palestra “O Valor da Regulação Empreendedora: como políticas de regulação farmacêutica podem contribuir para assegurar um sistema de saúde melhor e mais equânime”.

O debate foi moderado pelo presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), Júlio Félix.

O VIII Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil contou com patrocínio dos laboratórios MSD e Novartis. A cobertura completa com fala de todos os participantes, fotos e palestras já está disponível no site www.acaoresponsavel.org.br.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.