Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Tecpar firma acordos na área da saúde com empresas europeias

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmou importantes acordos com empresas estrangeiras da área da saúde durante a viagem de negócios do diretor-presidente, Júlio C. Felix, à Europa. Os acordos incluem projetos para o desenvolvimento de produtos para o tratamento de câncer e hemoderivados.

Em Portugal, o Tecpar firmou memorando de entendimentos com a indústria farmacêutica portuguesa Bluepharma, para que as empresas estudem a viabilidade de proporcionar ao mercado brasileiro medicamentos sintéticos para o combate do câncer.

O diretor-presidente explica que o tratamento oncológico utiliza tanto medicamentos biológicos quanto sintéticos. Como o Tecpar já tem garantido pelo Ministério da Saúde o desenvolvimento de medicamentos biológicos usados para o tratamento de diversos tipos de câncer, a linha em Ponta Grossa vem a complementar a produção de medicamentos oncológicos do Tecpar, pontua Felix.

Proteína humana
Uma equipe técnica do Tecpar foi a Estocolmo, na Suécia, onde foi realizada uma visita a sua parceira para transferência de uma plataforma tecnológica na área de proteína humana, segmento no qual a companhia europeia tem experiência de mais de 30 anos.
A visita tem o nome técnico de technical due diligence, procedimento que consiste em um processo de avaliação para que a equipe possa confirmar in loco os dados disponibilizados pela companhia. Colaboradores do instituto já passaram pelo treinamento para o início da transferência de tecnologia.

Dengue
O diretor-presidente esteve ainda na França, onde, em Lyon, se reuniu com representantes da Sanofi Pasteur, com a qual o Governo do Paraná tem um acordo para o fornecimento da vacina contra a dengue. O Tecpar é o parceiro na disponibilização da vacina para a Secretaria de Estado da Saúde e na França discutiu a colaboração na área.

Felix ressalta que os projetos são importantes para a saúde pública brasileira e são parte das ações do Tecpar como centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em especial na área da saúde. “A parceria com essas indústrias envolve outras tecnologias de interesse do país, do instituto e do laboratório, que vão atender a saúde pública com medicamentos de alta tecnologia e valor agregado”, ressalta o diretor-presidente.

Tecpar
O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

 Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.






0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.