Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Funed leva exposição de ciência para feira da UFMG

O novo caminhão do Projeto Ciência em Movimento (PCM), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), equipado com recursos tecnológicos que oferecem aos visitantes experiências interativas com o mundo da ciência, estará aberto para exposição na 17º UFMG Jovem, no campus da universidade. O caminhão estará estacionado no gramado em frente ao prédio da Reitoria, no dia 16/9, entre 9h e 17h e no dia 17/9, entre 9h e 16h.

O objetivo do Programa Ciência em Movimento, criado em 2012 pela Funed, é levar conhecimento científico e tecnológico para as cidades mineiras, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, valorizando a linguagem popular em temáticas como ciência, saúde e cultura.

Em 2015, mais de 36 mil pessoas visitaram as 20 exposições itinerantes do caminhão, realizadas em 15 cidades do estado. Neste ano, com a chegada de mais um caminhão, dez municípios já receberam as exposições do PCM, que colaboram para difundir e popularizar o conhecimento científico.


UFMG Jovem
A 17ª UFMG Jovem é uma feira de ciências destinada aos professores e alunos das escolas de educação básica e dos cursos de licenciatura de Minas Gerais. Organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da UFMG, o evento tem como objetivo incentivar o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais.

Com a presença do novo caminhão do PCM, os visitantes da feira terão a oportunidade de conhecer o veículo, que é equipado com maquetes virtuais que mostram como é feita a produção de soros e o que é feito nos laboratórios de pesquisa da Funed, sala de projeção e microscópios adaptados para o espaço. O veículo conta com uma área de aproximadamente 70m², com diversas atividades interativas e novas instalações. Os visitantes terão acesso também a três tótens informativos (monitores touch que permitirão interação por meio de jogos virtuais) com os temas animais peçonhentos, biodiversidade e uso de medicamentos. Será possível, ainda, observar serpentes e colmeias interativas, através do sistema vídeo mapeado (projeção de imagens em impressões 3D).

Além do caminhão, o evento conta ainda com oficinas, apresentações culturais e a mostra dos trabalhos acadêmicos.

Serviço:

UFMG Jovem, com a presença do novo caminhão do Programa Ciência em Movimento

Data: 16 e 17 de setembro

Local: Campus da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte)

ACS Funed: comunicacao@funed.mg.gov.br / 31 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.