Videos

Publicado em 28 de jan de 2016. O novo boletim divulgado nesta quarta-feira (27) aponta também que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 com relação ao vírus Zika. Outros 462 casos notificados já foram descartados. Ao todo, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.

Bahiafarma assina acordo para instalação de fábrica de medicamentos em Vitória da Conquista

Convênio entre laboratório público baiano e Cristália prevê construção de unidade de produção de fármacos para combate a tumores e à anemia falciforme
O laboratório público Bahiafarma e o laboratório Cristália assinaram, nesta segunda-feira (22), o memorando de entendimentos para a construção, em Vitória da Conquista, de uma unidade de produção de medicamentos. Sairão da fábrica, que passará a ser a subsidiária da Bahiafarma na cidade, fármacos para tratamento de tumores (tamoxifeno e capecitabina) e da doença falciforme (hidroxiureia), a fim de atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País. Também está prevista a exportação desses medicamentos para a América Latina. Estima-se que sejam criados 300 postos de trabalho diretos na unidade.
“A subsidiária da Bahiafarma solucionará definitivamente a demanda dos pacientes com anemia falciforme, visto que o mercado brasileiro sofre com irregularidade no abastecimento do medicamento importado”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que participou da cerimônia, também acompanhada pelo governador Rui Costa.
Vilas-Boas ressalta que a Bahia registra a maior incidência da doença no Brasil, por se tratar de uma disfunção que atinge principalmente a população negra. “São mais de 4 mil pessoas cadastradas na Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba) com a doença, que deve ser diagnosticada logo após o nascimento, por meio do teste do pezinho”, aponta “Estima-se que a cada 650 nascidos vivos um possui a doença e traço falciforme.”
O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, destaca que a assinatura do convênio “é mais um passo no processo de expansão da Bahiafarma como um centro indutor de um pólo industrial farmoquímico e biotecnológico no Estado”. “Além de representar a ampliação dessa indústria no Estado, a produção desses medicamentos vai significar, para o SUS, sensível redução de custos para sua aquisição.”
De acordo com o executivo, a hidroxiureia foi introduzida na lista de
 medicamentos estratégicos na ultima reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), o que o coloca como potencial participante do sistema de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) – acordos de transferência de tecnologia entre laboratórios privados e públicos – e o qualifica para compra centralizada por parte do Ministério da Saúde. A Bahiafarma pleiteia que os outros dois medicamentos também passem a integrar a lista de medicamentos estratégicos.

“Além disso, serão criados empregos qualificados no interior da Bahiafarma, haverá domínio local de um processo tecnológico avançado e estratégico e o Estado passará a ter uma nova e importante fonte de receita, contribuindo, ainda mais, para a descentralização do Complexo Industrial da Saúde no País”, ressalta Ronaldo Dias.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.